Tamanduá-bandeira, natureza e biodiversidade!

Nema comemora 5 anos com lançamento de guia de identificação de plantas da Caatinga

Karen Lima

Há 5 anos foi criado o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o objetivo de executar ações ambientais no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Para marcar o aniversário será realizado um evento comemorativo com o lançamento do “Guia de Propágulos e Plântulas da Caatinga”. O evento acontecerá nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no Nema, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

O evento terá a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite e da chefe de Gabinete Yariadner Costa Brito. A abertura da cerimônia será realizada pelos coordenadores do Nema e professores da Univasf, Renato Garcia Rodrigues e Daniel Salgado Pifano. Ainda será apresentado um vídeo comemorativo com depoimentos de pessoas que fizeram parte desses 5 anos de história. Em seguida, será realizado o lançamento do “Guia de Propágulos e Plântulas da Caatinga”, criado com o objetivo de ser um referencial prático para a identificação das fases iniciais do desenvolvimento de espécies relevantes do bioma. A obra é de autoria de Nazareth Urquiza, Jullyanna Carvalho, Christiane Corrêa, Leonardo Pimentel, Daniel Pifano e Renato Garcia. Todos desenvolvem pesquisas e possuem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase no bioma Caatinga. Para encerrar a solenidade, será servido um café da manhã a todos os participantes e realizado um plantio de mudas de árvores nativas da Caatinga no Bosque do Nema, localizado entre a sede do Núcleo e o prédio do Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive).

Para o coordenador do Nema, professor Renato Garcia, o evento é uma oportunidade de celebrar as conquistas nesses 5 anos de trabalho. “Este é um momento importante para relembrar o esforço de toda a equipe e seu vínculo com os objetivos traçados, além de reforçar o compromisso de gerar conhecimento e colaborar com o desenvolvimento científico da nossa região semiárida através da Univasf”, ressalta. O Núcleo foi criado em 2014 com o objetivo de preservar, recuperar e produzir conhecimento sobre a flora da Caatinga, por meio de execução de programas ambientais nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

Comentários

Leia também

Projeto Vida de Tamanduá (Myrmecophaga tridactyla).