Bioma Cerrado, um berço de águas
Monte Alegre de Minas, MG (Michelle Granato).
Muitas pessoas ainda desconhecem que o Cerrado é considerado o berço das águas do Brasil. Você sabia dessa informação? Nessa matéria de hoje te convidamos a saber mais sobre os motivos que conferem ao Cerrado esse título.
1) Localização: a maior parte do Cerrado está localizada no Planalto Central Brasileiro que, conforme sua denominação, compreende regiões de elevadas altitudes na porção central do país. O bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica. Assim, o espaço geográfico ocupado pelo Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes bacias hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano.
Cachoeira em Niquelândia, GO (Michelle Granato).
2) Vegetação: outro aspecto importante está relacionado às características das árvores presentes neste bioma. O Cerrado é considerado uma floresta invertida, pois as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os chamados aquíferos. As águas que nascem neste bioma alimentam seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras: Amazônica, do Araguaia/Tocantins, do Atlântico Norte/Nordeste, do São Francisco, do Atlântico Leste e do Paraná/Paraguai, incluindo as águas que escoam para o Pantanal. Grande parte das águas de nascentes, rios e aquíferos do Cerrado estão relacionadas à produção agrícola e à produção energética do país, através de hidrelétricas que permitem o aproveitamento da energia gravitacional das grandes altitudes presentes no planalto.
Cachoeira em Cavalcante, GO (Michelle Granato).
As águas do Cerrado também são importantes fontes de lazer, recreação e turismo, trazendo qualidade de vida às pessoas e gerando recursos nas localidades turísticas. São inúmeras as atrações disponíveis nos diversos rios, riachos, lagos, corredeiras e cachoeiras: desde passeios, banhos, prática de esportes aquáticos e pesca a simples função cênica e paisagística proporcionada pela beleza desses lugares.
Monte Alegre de Minas, MG (Michelle Granato).
Mas toda essa grande riqueza encontra-se sob grave risco. Nos últimos 30 anos, com a expansão da fronteira agrícola, o Cerrado foi o bioma mais devastado no Brasil. Com avanço da agropecuária tem sido substituído principalmente por plantações de soja. E essa destruição cobra um alto preço: muitas nascentes e cursos d’água estão sendo assoreados, levando a perda de potencial hídrico dessas bacias. Perda que não afeta apenas a região do Planalto Central, mas que 88,6 milhões de brasileiros, além de países vizinhos, que dependem das bacias alimentadas por esse berço.
Comentários