Estamos na Semana da Suçuarana!

Essa é uma campanha organizada pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado em comemoração ao Dia Internacional da Suçuarana, celebrado em 30 de agosto!


Na semana de 2024 estão propostas diversas ações para promover a discussão de temas na área da educação, cultura e coexistência relacionados à conservação da suçuarana, também conhecida como onça-parda. São atividades virtuais e presenciais: caminhadas, trilhas, corridas estão entre as atividades desse ano. Acompanhe!

Um pouco mais sobre a ação
Chamada de “Travessia da Suçuarana”, esta ação faz parte da Semana da Suçuarana. Campanha realizada entre os dias 19 e 31 de agosto de 2024 e organizada pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC). O PCMC é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Catalão que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade no Cerrado, tendo a onça-parda (ou suçuarana) como uma das espécies-chave e embaixadora.

A Travessia da Suçuarana tem como objetivo incentivar atividades físicas em áreas naturais, como parques, para promover a conexão das pessoas com a natureza, tendo a suçuarana como motivadora, em um esforço nacional coletivo que envolverá circuitos de ciclismo, caminhada e corrida. Os dados coletados pelo formulário de cada participante serão contabilizados em um “odômetro virtual” que será divulgado durante a semana em nossa plataforma digital (Instagram: @pcmc_brasil). Será que a suçuarana vai conseguir andar os 16.000km?

Quem é a Suçuarana?

Suçuarana ou onça-parda (Puma concolor) é uma espécie de felino de grande porte, que vive em grande parte do continente americano, incluindo o Brasil. Aqui em nosso país, ela está presente em todos os biomas. É um carnívoro que participa da predação de animais, sendo por isso importante na dinâmica de animais e ecologia dos locais onde vive. É uma das muitas espécies que sofrem com a perda de lugar para viver, causada principalmente pelo desmatamento das últimas décadas. A perda de cobertura vegetal também está ligada a diminuição de suas presas naturais, o que pode provocar a busca por alimento em rebanhos de criação doméstica e assim gerar conflitos com pessoas, frente a possíveis perdas econômicas. Também sofre com atropelamentos, incêndios, caça e doenças. Diante de tantos desafios para sobrevivência, essa espécie animal tem recebido apoio para estudos e tem sido contemplada em atividades de educação, a fim de criar formas para uma melhor convivência com as pessoas.
 

“CONEXÃO! A suçuarana unindo biomas, pessoas e ações”. Acompanhe e participe das atividades!

  Redação   Rodrigo, com informações da campanha "Semana da Suçuarana".
  Leia mais   Acesse também sobre a suçuarana na Natu 39! Visite também o Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC).
   Apoie   

Comentários

Leia também