Como visitar a Flona de Brasília?
A Floresta Nacional (Flona) de Brasília tem o Cerrado como bioma e possui uma área de 5.640 hectares. Criada em 1999 e localizada na cidade de Taguatinga-DF, é um espaço responsável pela conservação de nascentes que irrigam a represa do Descoberto, considerada a maior da região.
A Flona é um exemplo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, o que permite a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
O espaço da Flona permite a realização de diversas atividades que possibilitam o convívio harmônico entre as espécies, sendo as trilhas um dos atrativos que melhor exerce o papel ecológico de promover a interação contemplativa entre as pessoas e o meio ambiente.
Saiba mais sobre cada uma delas:
Trilha Murundus: Murundum quer dizer um pequeno monte de terra que é feito por insetos, principalmente, cupins e formigas. O nome dado à trilha é pela quantidade de murundus encontrada ao longo do percurso. É a trilha mais curta da Flona e tem como símbolo a pata da anta.
Trilha Jatobá: Indicada para iniciantes, tem 6 km de extensão e é sinalizada por pegadas rosas. Ao longo do caminho, é possível avistar tanto espécies nativas quanto exóticas. Como diferenciais, o visitante que percorrer essa trilha pode conhecer um espaço voltado à meditação e conhecer o Córrego dos Currais, que abastece a Barragem do Descoberto.
Trilha Pequi: Sendo uma trilha que exige um pouco mais de esforço, a Pequi possui 12 km de extensão e é sinalizada por pegadas na cor laranja. Com paisagem característica do cerrado, abriga os locais conhecidos como Matinha e "Lost", esse último por guardar semelhanças com o local do seriado de mesmo nome.
Trilha Buriti: Com extensão de 18 km, a trilha Buriti possui pegadas na cor azul e exige um esforço físico maior para ser percorrida. O percurso possibilita conhecer a Ponte Córrego das Pedras, chamada de Geladeira, por ter uma temperatura mais baixa, e um local chamado Paliteiro, por causa da grande quantidade de árvores com troncos bem finos.
Trilha Sucupira: Possui 36km de extensão e é sinalizada pela cor amarela. Exige grande esforço para ser percorrida, podendo ser completada em, no mínimo, 12 horas.
Além das trilhas para corridas e caminhadas, a área de ciclismo também é bastante utilizada pelos praticantes dessa modalidade, com um percurso que possui ao todo 48 km de extensão, é considerada a maior trilha sinalizada em uma Unidade de Conservação Ambiental, possibilitando a passagem por vários tipos de terrenos, com diferentes graus de dificuldade.
A Unidade também permite a realização de atividades Escoteiras, a realização de Camping, mediante agendamento prévio, a observação da natureza e o voluntariado com base na conservação da natureza e no uso múltiplo sustentável.
A Flona possibilita, ainda, a realização de Pesquisas Científicas e Acadêmicas, trabalhos técnicos, estudos de campo e atividades práticas para formação educacional, em áreas de Cerrado e também em áreas florestadas no bioma.
Agora que você conheceu mais um pouquinho sobre a Flona, já sabe como chegar lá?
A Flona está localizada às margens da BR 070, km 01, na cidade de Taguatinga, que fica a aproximadamente 22 km da área central de Brasília - DF, podendo ser acessada de carro pela via EPTG/Pistão Norte, pela Estrutural, e por linhas de ônibus que saem do Plano Piloto e de cidades no entorno do DF.
E lembre-se, durante o passeio é importante evitar a interação com os animais; não tentar alimentá-los; recolher qualquer tipo de lixo ou resíduo de alimento; e ficar atento ao caminhar ou pedalar para evitar acidentes que possam ferir ou matar tanto insetos como outros animais.
Com tanta informação sobre a Flona, já escolheu qual trilha percorrer?
Redação Nivea Orso, Rodrigo Viana (revisão)
Leia mais Acesse também Doc Natureza - Floresta Nacional de Brasília.
Comentários